terça-feira, 14 de agosto de 2018

Diversão & Arte com Ciência Lúdica



Diversão & Arte com Ciência Lúdica é um programa de CRIAÇÃO, INSTITUIÇÃO, IMPLANTAÇÃO e/ou MANUTENÇÃO DE EXPERIMENTOTECAS, funcionando como laboratórios escolares intensivos e proporcionando um ensino construtivo e criativo.

Tem, por objetivo geral, racionalizar o uso de material experimental por Professores e Alunos, desenvolvendo no Educando a sua criatividade para a realização de experimentos científicos, proporcionando aos Educadores e Educandos o redimensionamento de suas concepções sobre o processo Ensino-Aprendizagem.

Além disso, visa capacitar professores para utilizar este material experimental em suas Disciplinas específicas; objetiva, também, oportunizar a implementação de espaços científico-culturais que se constituam em uma janela para uma alfabetização científica, colaborando com o ensino formal das ciências por meio de ações capazes de envolver estudantes e professores num novo cenário.
De acordo com o coordenador do projeto, o físico Dilson Oliveira, o objetivo do Ciência Lúdica é ampliar o público dos museus e interiorizar a ciência no país. “Os jovens precisam ter a oportunidade de visitar os centros de ciência e ampliar o olhar. É como observar em um microscópio pela primeira vez. Quando eles entram em contato com estas experiências lúdicas são capazes de desenvolver perspectivas diferentes do mundo, e até mesmo despertar o interesse pela ciência”
O Girotec, um aparelho semelhante ao giroscópio que simula exercícios feitos por astronautas é um dos mais concorridos das exposições.


Para seu evento ser inesquecível contrate Diversão & Arte Ciência Lúdica
Whats App:  11 99649 5238 Dilson Oliveira ou 11 96384 7438 Milton Roberto
https://www.facebook.com/pages/category/Education-Website/Divers%C3%A3o-Arte-Ci%C3%AAncia-L%C3%BAdica-771623899905594/
No final desta página lista dos equipamentos disponíveis


Embora tanto a arte quanto a ciência tenham como finalidade a busca da verdade, variam os processos e métodos de que lançam mão artistas e cientistas. 

O cientista dedica-se primordialmente a analisar materiais ou eventos, ao contrário do artista, cuja preocupação básica é sintetizar. 


O cientista isola, fraciona e desmonta matérias em suas partes constitutivas, visando a análise; o artista seleciona seus materiais, conjuga-os, compõe, constrói. O cientista restringe-se ao exame do mundo objetivos dos fatos e fenômenos, ao passo que o artista lida, antes de tudo, com o subjetivismo de imagens e sentimentos. A ciência visa a estabelecer leis que se apliquem a todos os casos; a arte esmiúça reações individuais e se baseia em experiências isoladas. Os cientistas tendem a se tornar especialistas, limitando mais e mais seus campos de ação; os artistas porfiam em dar forma e conteúdo a uma visão universal.




Uma vez formulada, uma teoria científica é, na melhor das hipóteses, tentativa, já que suas premissas destinam-se a ser desmentidas ou superadas por pesquisas e descobertas subsequentes. 

Uma obra de arte, uma vez elaborada, permanece como um marco final de sua época. Moda e critérios da aquilatação crítica podem variar rapidamente, e a obra de um artista pode vir a ser eclipsada pela de outro maior; mas um edifício, uma estátua ou uma pintura particular permanecem.




É, pois, tarefa do artista fazer o instante durar, dar permanência ao transitório. O artista é o único vitorioso na luta humana contra o tempo, e a obra de arte é a cristalização de um momento, um elo entre o passado e o futuro, uma ponte entre a experiência individual e universal.

Fonte:
http://netopedia.tripod.com/arte/arte_cie.htm






°Há uma importante relação entre arte e ciência, pois sendo a arte mais perceptiva, incita a mente a ir de encontro a novas ideias e soluções. Ambas são componentes da atividade humana criativa. Nem as artes e nem as ciências precisam ter correlação porem o que se tem observado é bem o oposto. Ao longo dos séculos as ciências avançaram e em paralelo, puderam ser observadas manifestações científicas na pintura, na literatura, nas artes cênicas, na música, dentre outras. Tanto a arte como a ciência são estimuladas pela curiosidade, criatividade e a experimentação do ser humano





Os projetos como o “Ciência na Estrada” da Fiocruz Bahia, e os Centros Avançados de ciência “Ciência Arte & Magia”, do Instituto de Biologia da Ufba, juntamente com trabalhos de artistas populares são exemplos da cumplicidade da arte e da ciência como elementos constitutivos da cultura dos homens.
Resultado de imagem para leonardo da vinciResultado de imagem para Galileu Galilei

Muitos cientistas famosos que fizeram parte da nossa história,como Leonardo da Vinci e Galileu Galilei, conseguiram encontrar soluções para perguntas científicas ao mesmo tempo que desenvolveram com criatividade, formas artísticas de representação muitas vezes ligadas ao próprio experimento.

A equipe do cientista Robert Root-Bernstein, da Universidade de Michigan nos Estados Unidos, fez um trabalho de pesquisa sobre cientistas e vocações artísticas e constatou que estes encontram nas artes (música, pintura, escultura, teatro, desenho, etc) a essência da beleza. A arte pode sensibilizar a expansão de nossos sentidos apurando o artista, ou cientista, para a percepção dos problemas.



Num artigo publicado pela pesquisadora, Tania C. Araújo-Jorge ( pesquisadora-titular e atual diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fiocruz), relata que desde a época em que os primeiros portugueses chegaram ao Brasil Leonardo da Vinci já nos dizia, em seu livro sobre a metodologia das descobertas: "Para ter uma mente completa, estude a arte da ciência, estude a ciência da arte, aprenda a enxergar, perceba que tudo se conecta a tudo".Resultado de imagem para Para ter uma mente completa, estude a arte da ciência, estude a ciência da arte, aprenda a enxergar, perceba que tudo se conecta a tudo"
 Este é um referencial básico que justifica o esforço para introduzir formalmente ciência e arte na programação curricular de uma instituição científica que forme cientistas e educadores, reinserindo a ciência como elemento da Cultura, da Diversão e da Arte




É isso que procuramos fazer no Diversão & Arte Ciência Lúdica: integrar na educação o exercício, o treino e a educação da imaginação criativa, aprofundando a ideia de Albert Einstein de que "a imaginação é mais importante do que o conhecimento".
Resultado de imagem para A imaginação é mais importante que o conhecimento

A música é uma arte que precisa de ritmo harmonia, sequencias e escalas para ter qualidade. Isso só pode acontecer se houver uma integração entre a arte de tocar e as leis da física que regem o som. E na fabricação de um instrumento, seja caseiro ou sofisticado, se o autor desconhecer certas leis da acústica, isto é, ciência pura, jamais conseguirá um som de qualidade. 

 
Segundo Fernando Fogliano, a proximidade entre arte e ciência pode ser traçada de muitas formas diferentes no decorrer da história. A literatura de ficção científica, por exemplo, é compreendida por vários intelectuais como uma antecipação, pelas artes de futuros feitos da ciência. Mais recentemente, seguidas gerações de artistas têm desenvolvido suas obras focalizando áreas tecnocientíficas, os avanços da computação e dos meios de comunicação, a biologia e a engenharia genética, entre outros. Esse é o caso do que tem sido nomeado como arte eletrônica, arte-comunicação, ou ainda, arte transgênica.

 No Brasil, Abraham Palatnik (1928) e Waldemar Cordeiro (1925-1973) são considerados os pioneiros dessa convergência entre arte, tecnologia e ciência.
Resultado de imagem para Abraham PalatnikResultado de imagem para Waldemar Cordeiro


Fonte:
Referências: ARAÚJO-JORGE, Tânia ( pesquisadora-titular e atual diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fiocruz.) - Relações entre Ciência, Arte e Educação: relevância e inovação- Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos-Agencia Fio


Experimentos:

Assista o Simulador de Ondas











































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário