quinta-feira, 7 de abril de 2011

A GLOBO DESMENTE ISSO - Floresta amazônica em pé vale mais do que derrubada

Quem assistiu a Rede Globo ontem, (coisa que faço quando estou totalmente desocupado) e foi um pouquinho observador, notou que a reportagem dizia exatamente o contrário. 
O texto da reportagem dizia que, em virtude do aquecimento global e suas mudanças climáticas, a floresta amazônica está emitindo mais carbono do que absorvendo. 
Tudo, por causa da seca do ano passado. Alegam que "cientistas" monitoram as secas na floresta e agora a floresta Amazônica se tornou a vilã do aquecimento do globo terrestre. 
Caaara, vc acredita nisso. Querem culpar a floresta por causa do aquecimento global. E é bem capaz do povo acreditar, já que eles manipulam tudo!!! 

Pensa comigo: 
Eles não conseguem acabar com a lei do latifundio na amazonia, onde coronéis matam e mandam matar, ribeirinhos, indios e toda a população miserável do lugar, expulsando e aumentando as favelas dos centros urbanos. 
Não conseguem cuidar da fronteira, entrando no Brasil toda sorte de entorpecentes de tudo que é lado; 
Não conseguem monitorar um desmatamento escancarado que o mundo todo vê, com caminhões lotados de madeira circulando como se fosse moto-taxi; 
Não conseguem conter a biopirataria e o tráfico de animais silvestres, que abundam pet-shops do mundo inteiro; 
Não conseguem ter uma lista oficial das espécies vegetais e animais da floresta; 
Não conseguem localizar aeroportos e estradas clanestinas que sempre aparecem por lá; 

Agora, querem dizer que os pseudo cientistas, conseguem monitorar a quantidade de água dos lençóis freáticos daquela imensidão, medindo um punhadinho de árvores que recebe uma visita anual, e assim chegarem a conclusão de que a floresta em pé é prejuízo para o planeta? Preparem-se, pois lá vem o golpe!!! 
Tudo para facilitar Belo Monte, Aldo rebelo e seu egocódigo florestal, soja, trangenia, gado, extração, etc. 
Ah, duvida? 
Então vai lá e assiste: 
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1657141-15605,00-ESTUDO+DIZ+QUE+SECA+NA+AMAZONIA+E+VILA+DO+AQUECIMENTO+GLOBAL.html 

Silvano - Mais Verde


A reportagem falou de uma possibilidade real. Mas é importante ressaltar que esta situação é transitória. 


A seca matou muitas árvores e outras plantas, que começaram a se decompor. A decomposição da matéria orgânica produz um gás estufa (metano) que é 20 vezes mais potente que o gás carbônico. Se a produção de metano atingir um patamar 20 vezes menor que a remoção de gás carbônico pela fotossíntese, podemos dizer que a floresta contribui para o aquecimento global. 


Repito, é uma situação transitória! Após a decomposição do material orgânico cessar, a floresta volta a contribuir positivamente. 


Não podemos esquecer que possivelmente o evento que levou a morte das árvores (seca) está relacionada com a atividade humana, ou seja, só acontece pela exploração insustentável dos combustíveis fósseis por nossa sociedade. 


PARECER DO BIÓLOGO RAFAEL RAMOS CASTELLARI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário